quinta-feira, 12 de junho de 2008

a verdade a teus pés

É quase uma obsessão. Eu observo pés. Observo, e observo.
Pra mim, é nos pés que está a verdade. São eles que revelam as pequenas incorreções ou mesmo a falta de caráter que o rosto consegue esconder. E por isso eu não consigo desviar meus olhos dos pés alheios. Sou curiosa, e sempre que vejo um pé à mostra me ponho a procurar neles tudo o que o resto da pessoa oculta.
A verdade dos pés não se resume à formação anatômica. Há todo um mundo ligado a eles. A maneira como se colocam quando a pessoa está deitada, descansando. Ou o modo com que brincam no ar, pendendo de uma perna cruzada. Ou ainda, os movimento feitos com força ao pisar o solo. Sem falar nos sapatos que vestem os pés. Acho até que a minha (obsessiva) paixão por sapatos decorre da obsessão que tenho por pés. Também os sapatos são reveladores.
Muita gente já se redimiu comigo por causa dos pés, sem nem imaginar, é claro. Um dos casos que mais me comove é o daquelas pessoas aparentemente agressivas (e porque não dizer: amargas mesmo), mas donas de pés desenhados com meiguice. Parece que o pé tem uma vida paralela àquela pessoa.
E digo mais: o pé preserva o que a vida já destruiu.

Nenhum comentário: